quinta-feira, 24 de julho de 2008

Estilo Gótico (1.200 a 1.500)


O Estilo Gótico

A mais notável manifestação de arte da idade média. Caracterizada por sua leveza, altura de suas torres e flechas que apontam para o céu. Sendo a religião o ponto máximo de interesse na vida de cada um.


Originado na França no séc. XII, chamado de gótico por Rafael Sanzio, artista da Renascença Italiana que queria designá-la como uma arte bárbara, já que não era baseada na antiguidade clássica.
Os séculos XI
e XII são séculos de mudanças sociais, políticas e econômicas que em muito vão fazer crescer as necessidades de uma expressão artística mais adequada às novas premissas sociais.O comércio está em expansão, como também a troca de ideais estéticos entre os países. A econômia prospera e nasce um novo mundo cosmopolita. Paralelamente assiste-se ao crescimento do poder político representado pelo monarca e à solidificação do estado unificado, que vai aspirar por algo que lhe devolva a dignidade e a glória de outros tempos e que ajude a nação a apoiar a imagem do soberano .





A igreja,
por seu lado, vai compreender que os fiéis se concentram nas cidades e vai deixar de estar tão ligada à comunidade monástica, virando-se agora para o projeto do que será o local por excelência do culto religioso, a catedral . Ao contrário da construção humilde e empírica do românico, a construção religiosa gótica abre as portas para um espaço público de ensinamentos da história da bíblia, de grandiosidade, símbolo da glória de Deus e da igreja, símbolo do poder econômico da burguesia e do estado.É o florescimento do estilo Românico,vendo-se nele pela primeira vez o arco em ogiva,o arcobotante e a abóboda de aresta usados em conjunto.




No estilo Gótico foi descoberto um novo sistema construção,onde solucionou-se o problema de sustentação dos pesados tetos : O Cruzeiro de Ogivas,com suas nervuras concentrando o peso nos pilares.Assim as paredes deixaram te ter uma função de sustentação e passaram a ter mais aberturas, as paredes livres dos pesos dos tetos,foram abertas em largas janelas e vitrais,em forma de ogivas,trifório,ou circulares – as rosáceas.






O ambiente ficava iluminado através da luz que transpassava pelos vitrais dando ao ambiente um ar místico e irreal,nesse período houve um extraordinário desenvolvimento da arte de pintar vidros. São famosas as catedrais góticas em honra a virgem: Notre Dame de Paris;de Chartres,de Reims.




Nessa época a lareira assumiu a função de símbolo de lar,pois antes era acesa no chão e os construtores do gótico criaram a lareira de grandes proporções com a chaminé que se projetava para fora e era decorada com motivos arquitetônicos ou escudos de armas.Em frente a lareira eram colocadas cadeiras,bancos de encosto móvel e um pequeno tapete.

O Mobiliário era feito geralmente e carvalho deixado ao natural,eram de proporções pesada retangular e simples com pesadas ferragens usadas mais como proteção do que como embelezamento.

Destacaram-se nessa época as arcas ou cofres,credências,cadeiras,camas,bancos e mesas.
















  • Arcas ou cofres – serviam para guardar roupas e eram usadas tambem como cama ou assento,seriam precursoras dos armários e cômodas.




  • Credência - Movel alto,especie de altar de igreja,colocavam-se os alimentos para serem provados pelos servos antes de serem apresentados aos senhores.




  • Cadeiras - Em forma de trono com dossel para os senhores,pessoas de menor importancia utilizavam banquetas de dobrar em forma de X.




  • Camas - Eram altas,fechadas por cortinas,tapeçarias ou tecidos pesados,sendo necessário ás vezes o uso de banquetas para alcança-las,por isso era comumver-se ao lado uma banqueta,os cortinados e o dossel eram facilmente transportáveis.




  • Mesas - Longo tablado colocado sobre cavalete nas horas das refeições.Eram cobertas por finas toalhas de linho,porém não se usavam ainda nesta época os talheres e os pratos individuais,comiam com os dedos em uma grande bandeja colocada ao centro da mesa.Talheres e pratos individuais só foram começar a ser utilizados na metade do séc. XVI.
Aqui finalizamos os estilos da Idade Média,coloquei os detalhes que julgo mais importantes dentro desses estilos para quem quer conhecer um pouco da história da arte e a história do mobiliário,acredito que aqui poderá ser o início e motivação para muitos que buscam o conhecimento nessas artes.Além dos livros que me serviram de apoio para esta escrita,livros que ja citei,a internet é uma ferramenta de apoio indispensável e onde tem muitas informações que podem ser acrescentadas.
Bjs Sylvana Marques.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Estilo Românico ( 800 -1150)


Estilo Românico

Floresceu no ocidente. Carlos Magno, pois fim ao barbarismo e estabeleceu a união política, fez-se coroar em Roma, rodeou-se de homens sábios, deu novo impulso à fé cristã e as artes, sendo considerado em geral como o primeiro patrono das artes na Europa.

Após o ano 1000 vêem-se por toda a parte novas construções, principalmente as religiosas por causa do grande impulso do cristianismo. Nesse estilo vê-se influencias variadíssimas; irlandesa, celta, escandinava, russa, normanda, oriental e romana.





Foi chamado de Românico por ter como base o arco romano semicircular, arco pleno ou meia circunferência.

A construção românica é pesada, maciça, majestosa, terrena e consciente da sua força.
A tendência de toda a arquitetura era para muita largura e pouca altura. Os interiores eram simples, e o baixo relevo era a forma mais comum de escultura.

Para benefício de um povo iletrado o ornamento no interior das igrejas era de caráter instrutivo.
A escultura que ornava portas, paredes e colunas eram abstratas e convencionais, a margem da realidade, nunca havia cópia direta da natureza. Os castelos nesta época tinham um aspecto vazio, escuro e eram cercados de muralhas, vendo-se no castelo feudal o desenvolvimento da arquitetura românica. A pintura era com muito ouro e púrpura. Pelas poucas aberturas existente neste estilo e interiores vastos eram propícios neste ambiente o uso de mosaicos, tapetes , panos decorativos e afrescos.


Estilo Bizantino ( 350 - 1453)



Estilo Bizantino (350 – 1453)




Foi o estilo que nasceu em Bizâncio ou Constantinopla (hoje Istambul), antiga capital do império Romano do oriente.

A arte bizantina se deu através dos resquícios da arte greco - romana fundindo-se com motivos orientais, afetadas pelo simbolismo cristão. Arte convencional e conservadora, onde se destacou o mosaico. Os interiores das residências eram luxuosos, as ornamentações eram elegantes, trabalhadas e decoradas em baixos - relevos. O arco semicircular foi muito utilizado como suporte ou em portas e janelas.

A Igreja de Santa Sofia, em Constantinopla, tornou-se um dos grandes exemplos da arquitetura bizantina, hoje é um museu.

Estilos da idade média;

Estilos da idade média;

Com a vitória do Cristianismo, dá-se a decadência da arte clássica, a arte então irá adaptar-se a essa nova religião.
Esses estilos revelam uma época cheia de lutas e misérias, onde a religião era o foco principal da sociedade.

  1. Bizantino - 350-1453.
  2. Primitivo Cristão - 330 - 800.
  3. Românico - 800 - 1150.
  4. Gótico - 1150 - 1400.

domingo, 20 de julho de 2008

Um Domingo DECORADO.

Finalizamos os ESTILOS DA ANTIGUIDADE e iremos começar um passeio pelos estilos da Idade média ou Idade das trevas, há ainda os que preferem o termo Idade medieval (Rssss).Apesar de ser um período conturbado,por batalhas religiosas,onde a religião domina a vida e até os pensamentos,período dos senhores feudais...Nossssssaaaaa!Teremos coisas maravilhosas para ver,a idade das trevas também produziu beleza. A catedral de NOTRE DAME,tão linda,tão famosa,tão magnífica é uma obra desse período...

...Vou parar de escrever,senão me empolgo e adianto todo o estilo medieval por aqui!
Como hoje é domingo vim presente-los com algumas mostras de decoração que encontrei nas revistas CASA CLAUDIA e dois conceitos básicos que temos que ter em mente sobre o CLIENTE e o DECORADOR.Inspirem-se:



quinta-feira, 17 de julho de 2008

O Estilo Romano



  • O Estilo Romano



    Roma dominou e conquistou todas as terras do mediterrâneo com suas legiões, porém a Grécia que conquistou o mundo com sua arte, sendo a arte romana dotada primeiro de motivos etruscos e depois gregos. Muitos móveis romanos são cópias dos gregos, diferenciando-se pelo emprego do bronze e alguns ornamentos diferenciados.
    Com grandes conquistas e muito poder, baseada na arte grega, Roma foi construindo uma arte nacional, mais luxuosa, realista e monumental. São famosos o palácio de Nero todo em ouro, o Coliseu, o Panteão, basílicas e arcos do triunfo.
    Em alguns casos o excesso do luxo destruía a beleza do contorno.
    Graças às escavações de Pompéia e Herculano podemos ter idéia de como era a vida em Roma, nos restos arqueológicos foram encontrados móveis de madeira como cama, mesa, armários e outros objetos que nos permite imaginar como era o ambiente.

    “Gracias a las excavaciones de Pompeya y Herculano podemos hacernos una idea de cómo era la vida hace veinte siglos, en los restos arqueológicos encontrados figuran muebles de madera: camas, mesas, armarios y otros objetos que nos permiten imaginar como era su ambiente. El romano fue un pueblo eminentemente poderoso y practico, culturalmente la influencia de Grecia es importante y se llegan a repetir exactamente algunos tipos de mueble; pero destaca el empleo de bronce con elementos originales. Los muebles de bronce, cuya decoración es muy rica, unas veces se cincelan y otras se recubren o incrustan de plata y metales preciosos. Otros complementos de la decoración fueron el uso de telas y de tapices, llegados desde pueblos mas alejados del Imperio.”


    Para noção maior deste tema, ver “Mueble en el Imperio Romano” em a “Historia del mueble”,endereço eletrônico : http://www.restamueble.galeon.com/aficiones475630.html

    Os romanos empregaram em seus ornamentos a folha de acanto, ”amorinis”, serpente, cisne, águia, leão, touro, esfinge, coroas, guirlandas.Tinham grande apreço por flores e jardins.

    “Nota-se nos jardins da renascença italiana e principalmente da francesa a influência dos jardins romanos”.

    O mobiliário – Tinha a aparência pesada, maciça e luxuosa. Tinham camas, cadeiras, arcas, buffets e mesas.
  • * Cama - Era a peça mais importante, pois passavam muito tempo deitados. As camas eram baixas com cabeceiras altas e curvas, revestidas com bronze, metais preciosos, ou incrustadas de marfim e tartarugas.
* Arcas – Eram semelhantes ás gregas,em madeira,bronze ou ferro,trabalhadas e repousavam sobre pedestais de mármore.
Buffets – Móvel com duas prateleiras superpostas,utilizava-o na sala de jantar para ostentar vasos,utensílios de ouro,prata ou outros objetos preciosos


* Mesa – Pequenas,pesadas e de grande beleza,geralmente feitas em mármore,madeiras raras ou metais preciosos,mesas com suporte em tripé eram muito utilizadas.Os pés muitas vezes simulavam leões terminando com garras.

O Estilo Grego ( 1000 a.C a 145 a.C )








O Estilo Grego


O termo Clássico surgiu na Grécia.Almejavam a perfeição,os gregos eram dotados de personalidade lógica e observadora fora do comum. Atingiram seu intento em filosofia, literatura e artes.

A arte grega pode ser dividida em quatro períodos:

Primitivo ou Heróico -3.000 – 1.000 a.C.
Dórico ou Arcaica – 1.000 – 480
Jônica ou Idade do Ouro – 480 – 336
Coríntia ou época de Alexandre – 336 – 145

Os gregos apreciavam a clareza das coisas, queriam ver tudo em perfeição, sem adornos e excessos, a escultura e arquitetura encarnavam os ideais de harmonia, ordem moderação e proporção.
A arquitetura grega nos é a mais familiar, e nessa se destaca os Templos que eram fantásticos e super importantes. Tinham estrutura retangular e alongada, com entrada em uma das extremidades, não eram construídos pra abrigar fiéis, mas a estátua de um deus,primeiramente foram construídos com troncos de madeira mais passam a ser feitos com colunas em mármore com caneluras,que imitavam os veios dos troncos.
Apareceram três ordens de colunas:










Ø Coluna Dórica: é a coluna que sai direto do chão, é mais grossa, com caneluras afinando ligeiramente para cima terminando em capitel com forma de almofada quadrada. Vai dar o nome a tudo aquilo que se parece com ela de “arquitetura dórica”. É chamada também de coluna masculina, por ser mais robusta.
Ø Coluna Jônica : Elas são mais fininhas,leves e delicadas com caneluras, saindo sobre uma base e no topo (capitel) tem um desenho denominado “voluta”. A voluta vai ser muito usada também depois no Barroco.
Ø Coluna Coríntia : Apareceu mais tarde,é semelhante a jônica,diferindo no capitel que é formado por folhas de acanto,foi muito utilizada pelos romanos.

A obra máxima da arquitetura grega é o “Partenon”.
O ornamento grego, às vezes colorido, era mais freqüente incolor, suas formas eram infinitas, usaram largamente lótus, folhas de acalanto, vitórias aladas, palmas, cariátides e as estatuas soberbas.
A época mais fantástica da Grécia será em 350 A.C., chamada de época clássica. É quando surge a arquitetura, o teatro, a arte, tudo o que gostamos até os dias de hoje.

O mobiliário – usaram mármore, bronze, ferro e madeira na construção de seus moveis que eram decorados com entalhações, incrustações e pinturas.Usaram camas,cadeiras,cofres e mesas.















Ø As camas eram formadas por suportes em pilastras com capitel jônico,nota-se influencia do Egito e Ásia menor.
Ø Cadeiras “Difros” sem espaldar e com suporte em cilindros e “Klismos” de pernas e encosto curvos.Haviam também cadeiras com as pernas terminando em discos,patas de cachorro ou leão.
Ø Mesas pequenas e baixas,muitas vezes de bronze,com 3 ou 4 pés.


















A "klismos" era uma cadeira elegante, de belas proporções com espaldar curvo, pés em forma de sabre e assento trançado.O mobiliário grego, entre 1200 e 300 AC, produziu uma variedade maior do móvel decorativo. Os tons azeitona e amarelo, a madeira nativa como o cedro, foram torneados, entalhados, pintados, e embutidos com as pedras preciosas.





Mobiliários do Antigo Egito