quinta-feira, 16 de abril de 2009

Estilos Ingleses





Estilos Ingleses


As artes inglesas foram largamente inspiradas nas artes européias.
O isolamento geográfico, o clima do país e o temperamento forte do povo inglês deram à arte inglesa caráter nacional.

Renascença Primitiva

Henrique VIII



Elizabeth I





Em 1498 Henrique VIII separou a igreja do estado, as construções religiosas pararam então por quase um século, porém a arquitetura civil tomou um novo impulso.
A expansão do comércio com as navegações inglesas, trouxe riqueza ao país e estimularam Herinque Tudor tornar a vida na corte mais requintada e luxuosa.

Apareceram as galerias com enormes janelas tomando quase toda uma parede e trazendo ao ambiente mais luminosidade,eram conhecidas como Bay Window, nos grandes Halls apareceram também escadarias de grandes proporções feita em madeira trabalhada.

A decoração de interiores era vigorosa, sóbria e austera. As salas eram longas e estreitas em formatos de L ou H e eram em desníveis.

Nas janelas usavam -se também o "Arco Tudor", um tipo de arco em ogiva, muito usado em lareiras, portas e painéis de parede e estas eram normalmente forradas de madeira, sendo em geral utilizado o carvalho.





No reinado de Elisabeth houve um grande progresso industrial, a Inglaterra derrotou a “Armada Espanhola” e conseguiu o controle dos mares e com isso trouxe desenvolvimento colonial, paz e riqueza.

Neste período é que se encontram os grande literatas Shakespeare (1564- 1616) e Bem Johnson.

Após a morte de Elisabeth, os reinados de Jaime I e Carlos I foram marcados pela desordem política. Este último adotou a arquitetura italiana de Palladio, mas o Gótico continuou a ser usado em universidades e igrejas, numa forte reação contra a arquitetura clássica. Um bom exemplo do estilo de Palladio é Whitehall, cujo maravilhoso teto foi pintado por Rubens. Nessa época chegou a Londres o pintor holandês Van Dyck, que retratou muitos nobres. Depois da execução de Carlos I (Ditadura de Cromwell), de 1640 a 1660, quando a monarquia foi restaurada, nada se construiu na Inglaterra.

A nobreza da Inglaterra começou a adotar novas idéias de influência estrangeira com Henrique VIII, porém no período Elisabetano as condições sociais e riquezas chegaram a ultrapassar a educação e as artes, os novos ricos embora apreciassem a boa música e a literatura, ainda não tinham o entendimento necessário para apreciarem as boas formas e as proporções.

Em fins do reinado de Elisabeth I apareceu à sala de jantar, a janela arredondada Bay Window que foi muito utilizada, tomando agora conta de toda a parede.
Muitos pintores italianos, flamengos e alemães vieram à Inglaterra, tendo como destaque Holbein




Interiores neste período


Nas paredes, painéis separados por colunas clássicas e tapeçarias
No teto as vigas eram madeira trabalhada ou cobertas com argamassa e motivos coloridos como a flor-de-lis, Rosas-Tudor e cartuchos, esses tetos eram conhecidos como "Pargetry".



No piso usavam-se em geral pedra, ardósia ou tábuas de madeira. As salas eram decoradas com armaduras, troféus, pinturas, porcelanas chinesas, tapetes orientais e tecidos pintados. Os lustres usados eram de ferro trabalhado.
O mobiliário era pesado e mal proporcionado com muito exagero na ornamentação,resultado de uma má interpretaçãodo que era utilizado em outros países.

Filmes e Séries que retratam o Ambiente Interior da Renascença Primitiva


Amigos... Como não consegui achar nos antiquários fotos de móveis que retratassem esta época resolvi recorrer para os filmes e seriados, já que os mesmos têm profissionais respeitados que são responsáveis pelos estudos de figurinos e mobiliário, procurando retratar a época com a máxima realidade que é possível.
O que me deixa um pouco triste em relação a esta retratação é que o figurino é muito mais aparente e trabalhado, o mobiliário acaba tendo um papel bem secundário, digo até terciário.





















Os filmes que estou passando para vocês retratando essa época, eu já assisti e assisti várias vezes, devagarzinho, procurando pausar e por isso sei que temos uma dificuldade muito grande em visualizar com perfeição o mobiliário, na maioria das vezes, como estes servem de fundo para a encenação, parece que os produtores procuram disfarçá-los mascarando e embaçando a cena.
Mas como eu quis ilustrar esta postagem estou publicando alguns momentos desses filmes.
Sei que como estudamos o assunto, acabamos fazendo comparações como esta que eu fiz com os figurinos, pois queria poder ver bem mais coisas em relação a mobiliários, e os mais curiosos e perceptivos poderão observar;
A marcheteria utilizada nas madeiras, as colunas, os exemplos de janelas baywindow, os arcos Tudor em janelas e portas, o uso da lareira central como vimos no período medieval ainda sendo utilizado no salão da corte de Henry VIII, as camas altíssimas, ai ai são tantas coisas... Fiz com muito carinho, curtam e assistam aos filmes
Um beijo a todos
e aqui no final estão as fontes que pesquisei.

Fontes:
*Livros e Artigos
Arte e Decoração de Interiores; Alayde Parisot.
Styles of Ornament;Speltz.
Elements of interior Decoration, de Whitton.
História do mobiliário; Nida Chalegre
*Sites
www.wikipedia.com
www.britannica.com
www.hansholbein.nl
www.museunfurniture.com

Prontinho!

Até a próxima!

Syl!

*

웃 웃웃 웃

bjs!