O QUE VOCÊ QUER VER PUBLICADO NESTE BLOG?
Decoração consciente:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar (3R) em decoração.
PARABÉNS E OBRIGADA A TODOS QUE VOTARAM!
A boa relação com o meio ambiente ganhou na nossa enquête e é um sinal dos novos tempos e da preocupação que tem estado presente nos novos projetos de interiores que pensam em agredir bem menos a natureza, minimizando os impactos ambientais.
A decoração contemporânea está diretamente ligada ao bem-estar, à valorização e ao respeito à natureza.
Confesso que fiquei surpresa com o resultado, mas uma surpresa que me trouxe grande alegria... Escreverei com muito carinho e com muito orgulho do nosso resultado.
Aqui no Brasil, nos anos 80, conteúdos ecológicos foram inseridos ao longo do processo de formação do ensino, possibilitando, dessa forma, a formação da consciência ecológica do futuro cidadão.
E pra você que esta agora lendo esse Blog vou fazer uma pergunta:
- Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Sabe o que fazer para diminuir o seu impacto no meio ambiente?
Em São Paulo cada pessoa produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Calcula-se então que um paulistano produzira até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas de lixo.
Uma produção altíssima de lixo, não acha? Imagina isso no mundo...
Reduzir significa pensar em valorizar a diversidade e preservar os recursos naturais, assunto que está cada vez mais em pauta em todos os setores.
A natureza mostra a sua insatisfação por meio de tempestades, super aquecimento, derretimento das geleiras entre outras tragédias. E as conseqüências não param. E a construção Civil esta entre as principais vilãs do meio ambiente, é o setor que mais consome matérias-primas e recursos naturais do nosso planeta: consome até 50% dos recursos naturais e 40% da energia produzida no mundo; 4% a 5% do gás carbônico despejado por atividades humanas na atmosfera vêm da construção civil.
Esses são motivos mais do que suficientes para buscar maneiras de reduzir esses impactos na natureza. Para isso é necessário uma construção sustentável que deve seguir certos princípios como a redução dos resíduos, o aproveitamento de maneira inteligente da luz solar, das águas das chuvas, o vento, a vegetação e poupar os componentes não renováveis, como água e petróleo. Devem ser dadas preferências a materiais de longa vida útil e que possam ser reciclados ou reutilizados.
O material reciclado é muito lindo, e não esta longe o tempo em que às pessoas serão obrigadas a fazer tudo com material reciclado, porque não haverá planeta suficiente para o nosso nível de consumo se continuar como está.
Com aproveitar materiais que são vistos como entulhos, como lixo?
Isso é a eterna transformação dos objetos... Um futuro menos descartável e totalmente reciclável.
Na decoração de interiores como no mobiliário deve haver uma preocupação maior em aproveitar o que sobra e tornar algo sem serventia em algo útil em uma outra proposta.
Como o objetivo do blog é ser instrutivo, mas não cansativo, resolvi mostrar esse conceito através de ilustrações com algumas idéias práticas de designers que já estão trabalhando em favor da natureza, reutilizando e reciclando.
No site da Globo, um video do Jornal Hoje mostra casa ecológicamente correta, onde arquitetos, paisagistas e decoradores foram convidados a criar ambientes com propostas alternativas reaproveitando lixos e a água da chuva:
Uma idéia maravilhosa de reaproveitamento das parates dos veículos inutilizados:
Aqui um mimo para você fazer em casa !!!!!!!!
32 garrafas pet
2 rolos de fita durex larga
1 folha de papelão grosso
1 lata de cola de sapateiro
1/2 metro de espuma com 5 cm de espessura
1 metro de curvim
1º Passo: Procure a marca superior da garrafa pet, ao longo de seu contorno, e corte neste local. Encaixe a tampa da garrafa no fundo, de cabeça para baixo. Faça isso em todos os recipientes.
2º Passo: Logo após, reúna pares de garrafas e passe a fita durex nas extremidades até ficar bem firme.
3º Passo: Depois de reunir os pares, faça o mesmo com quatro garrafas. Passe a fita durex até firmar todo o grupo.
4º Passo: Agora, você fará o mesmo, mas reunindo os blocos de quatro garrafas em um único bloco, fazendo o formato quadrado do puf.
5º Passo: Corte a espuma e o papelão do tamanho do puf. Forre a parte de cima do com a espuma e cole o papelão. Costure o curvim nas mesmas medidas do puf e encape. Pronto!
Espero que todos tenham apreciado a leitura, vou aproveitar e deixar uma pergunta:
Deixe seu recadinho aqui, dizendo como você tem atuado nessa causa.
*
*
*
Para o pessoal que quiser saber da onde veio minha inspiração, aqui estão os sites e revistas que li,