quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Estilos Restauração, Luis Felipe e Napoleão III.

Estilos Restauração, Luis Felipe e Napoleão III.


O Império foi o último dos estilos francês notadamente marcante. A ele se sucederam o estilo Restauração, Luis Felipe e o Segundo Império também conhecido como estilo Napoleão III.


O Estilo Restauração

A "Restauração" teve início com a derrota de Napoleão Bonaparte em Waterloo, quando a dinastia dos Bourbons, com Luís XVIII, retornou ao trono da França. E terminou com a revolução de julho de 1830, quando a burguesia reassumiu o poder, após derrubar Carlos X, sucessor de Luís XVIII.

Durou aproximadamente 15 anos (1814 a 1830) e é um estilo que mostra uma reação contra o antigo e renega tudo que pode relembrar um personagem que quer ser esquecido - Napoleão.

Assim a rigidez que existia no estilo anterior é posta de lado e as linhas se curvam.
Em oposição à rigidez do estilo antecessor, uma das grandes influencias para o mobiliário da Restauração foi a duquesa de Berry, alguns móveis de linhas suaves levaram o seu nome.
Há um “revival” um renascimento do Gótico, da Renascença, porém nada que marque muito. A Restauração e basicamente um período onde a tapeçaria tem um grande destaque vestem as janelas, mantendo a luz do sol quase imperceptível. Os interiores sombrios são invadidos por plantas verdes e flores, uma moda que persiste até os dias de hoje.

As cadeiras e as poltronas adquirem uma linha em gôndola, com os pés dianteiros retos e os traseiros “em sabre”.

A mesa de toillet e a penteadeira têm a parte superior em mármore, aparecendo um espelho móvel, colocado entre dois colos de cisnes, traço característico do período. O console aparece sem o espelho.

Os pés passam a ser o principal ornamento de uma mesa, aparecendo então às liras que foram usadas anteriormente nos encostos de cadeiras Luís XVI, reunidas por uma travessa que assegura a firmeza da base.










O Estilo Luís Felipe





Luís Filipe I (Paris, 13 de outubro de 1773Claremont, 26 de agosto de 1850), duque d’Orléans, duque de Valois, depois duque de Chartres, rei da França de 1830 a 1848, foi cognominado o Rei Burguês ou Rei Cidadão. Era filho de Luís Filipe José de Orléans

O estilo Luís Felipe vai desdede
1830 a 1848. É um estilo que pode ser considerado pesado, não tem de maneira alguma formas próprias, pede emprestado a todos os séculos,alguns autores o consideram completamente encurvado e até mesmo torturado.

As cadeiras continuam em sua maioria com gôndolas ou com encostos inspirados na arte gótica, sendo chamadas de “estilo catedral”. A mesa de pé central, sempre redonda, repousa sobre três pesados consolos em volutas ou esculpidos em garras de leão.A mesa da sala de refeições , também com a forma que o estilo Império conheceu, com seus prolongamentos, é ainda em mogno de uma tonalidade bem mais avermelhada que o tipo precedente.

O leito tem a mesma forma de barca, tornando-se um verdadeiro monumento, têm montantes e colunas coroadas de imponentes volutas.
Os motivos de adorno são os mais heterogêneos possíveis fruto da confusão reinante.

O mobiliário domina como um Neo - Rococó. Móveis mais pesados, “capitonnée” dourados e muito ornamentados, com pernas cabriolet e curvas livres.
Muitos consideram uma época do declínio do bom gosto e da qualidade artística, no entanto na pintura, nomes se destacaram como Ingres,Delacroix e Corot.




















Estilo Napoleão III


Napoleão III de França, nascido Carlos Luís Napoleão Bonaparte sobrinho do grande Napoleão, foi presidente e posteriormente imperador da França (1852-1870).Em novembro de 1852, apoiado pela grande burguesia, conclamou um plebiscito, que, com 95% dos votos favoráveis, instituiu o império e o transformou em Imperador da França, com o título de Napoleão III. Com o golpe, Bonaparte criou o Segundo Império Francês.

Este estilo se caracteriza pelo reinado do “capitonné”, das “passamanarias”, do arabesco e dos revestimentos.

O ecletismo continua considerável, renascem quase todas as tendências, podemos encontrar um pouco de tudo e são justamente essas misturas que vão caracterizar o período de Napoleão III.










O conforto é um lema e por causa desde conforto foi criada uma série de canapés, sem madeira aparente, estofados sobre molas, em capitonné. Surge o canapé de canto, o tête- a –tête (composto de duas cadeiras colocadas de modo a ocupar, cada uma das curvas de um S, o pufe, o sofá circular de encosto arredondado, aberto no centro criando um espaço para receber uma planta, geralmente uma palmeira).










As cadeiras têm as formas mais variadas. O assento é geralmente em palha fina, o encosto pode ser liso, com barras, desenhos em bambus e palmas de diversas formas. Algumas cadeiras são pintadas, outras douradas e outras ainda, as mais elegantes, com filetes, molduras e motivos dourados combinados com incrustações em nácar.
Os damascos, as sedas de inspiração chinesa e os veludos são os tecidos geralmente utilizados, muitas vezes combinados com tiras de passamanaria.
As camas são colocadas junto às paredes, com colunas estilo Renascença. O gás faz sua aparição, desbancando a iluminação óleo, aparecem lustres decorados com cristal, cujos braços arredondados são terminados por globos de vidro polido, ou peças para sala jantar, em cobre, com um mecanismo engenhoso que permite descer para que se possa acender.
É a época das cores quentes, dos tecidos espessos. É também, o derradeiro dos estilos franceses.
















Em contraposição ao movimento intelectual e artístico do período de 1880-1900, apareceu na França o estilo “Art Nouve” que atingiu popularidade e sucesso em pratarias e cerâmicas...
Porém será um estilo que comentarei após trabalhar aqui com vocês os principais estilos Austríacos, Alemães, Ingleses e Portugueses. Serão trabalhados como os estilos do Séc. XX.
Um grande beijo para vocês.

Com carinho,


Syl!

*

10 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal achei uma barganha!!



Eu estava procurando cadeiras ergonomicas e acabei achando o site www.idepot.com.br, são vendedores da flexform, Uma exelente marca tanto quando ou melhor que a giroflex ou alberflex, melhor que a aeron, que é importada e neste site custam super barato, se vc pedir orçamento eles dão super descontos além do preço do site que jáestão baixos até 40% de desconto. Comprei uma cadeira bacana com todas regulagens por R$250,00 com frete gratis e em 4x sem juros.

Eu acho que foi um bom negócio.

A um ano uma similar de uma marca chamada Marelli móveis para escritório,ela quebrou em 6 meses,e a garantia não cobria.Na alberflex a garantia era de 12 meses, também não vou arriscar denovo. Né

Ainda ganhei 5 anos de garantia pela Flexform!

Janice disse...

Que no seu lar, reine a paz,o amor e a união!!!
Que seja um natal de muitas alegrias,


E que o Menino Jesus...
Abençoe você e toda sua família.



E que todos tenham um Ótimo Natal e um Ano Novo muito melhor!!!

Claudia disse...

Olha, passei aqui pra te desejar um natal maravilhoso e que 2009 seja muito feliz.

Beijos em toda sua família.

Marcele Silveira disse...

Sylvana tudo bem?
Passei aqui para desejar um natal de muita paz e alegria e um ano novo repleto de bons projetos, boas vibrações e muita saúde.
Beijo grande!

RENATA FERMAM disse...

Oi Syl! Estou passando para desejar um Natal maravilhoso para vc e toda sua família!
Que vc tenha uma noite linda e muito feliz!!!
Bjkasss

Ana Medeiros disse...

Nossa, cada estilão né Sil. Eu viveria maravilhosamente bem, sentada nessas poltronas do Napoleão..hahaha

Vc de palhacinha?? Ai ai...ainda bem que vc tb n cresceu! Rsrsrs!

Beijos querida, um feliz 2009!!

Anônimo disse...

Só passei para agradecer...Repeti uma matéria no curso e se não fosse você com todas estas informações eu nem sei o que seria...

=]

Obrigada !
Beijos

Anônimo disse...

Oi Sylvana!
Curso design de interiores em Porto Alegre, e estou fazendo um trabalho sobre o séc XIX França.
O que tenho que comentar é diretório,império,restauração,Luís Felipe e terceiro império.
Achei teu blog e achei ótimo!
Tens mais assunto sobre?
Obrigada!
Anna Helena (anna_scs@hotmail.com)

Clovis e Demetrius disse...

Adorei,
Meu nome e Suely Gomes sou marchand e gostaria de apresentar a você Demetrius Montenegro. nascido em nova Cruz com talento contagiante, Montenegro é Figurativo regional, ele pinta cenas do folclore nordestino, e na verdade, do folclore brasileiro com criatividade e talento. Tem um dom especial no uso das cores dando a cada obra um efeito quase surreal.

Temos uma loja ( Urtigal Arte e Movimento) na Praia da Pipa-em Tibau do Sul e gostaria de convidá-la a conhecer suas obras em nosso blog - artefolclore.blogspot.com.

Ficaríamos muito felizes em ter sua apreciação de nosso trabalho.



Suely Gomes

urtigalarte@yahoo.com

Unknown disse...

seu artigo foi realmente muito util á minha pesquisa. sou estudante de design de móveis.. e tenho q fazer um relato com caracteristicas de toda a linha do tempo. OBRIGADA
Taquara - Rio grande do Sul