segunda-feira, 1 de setembro de 2008






ESTILOS FRANCESES

A contribuição francesa para a historia do mobiliário é indiscutível, é uma arte de caráter palaciano, requintada, luxuosa e encantadora. Como diz Alayde Parisot Mascarenhas foi fator determinante para destacarem-se assim a mentalidade francesa: “Os franceses tem amor ao romance e o amor à ordem. Há um anseio natural pela beleza e pelo luxo”.

Os estilos históricos franceses são geralmente conhecidos pelos nomes dos monarcas reinantes, embora as mudanças de estilos não correspondam exatamente às épocas dos diversos reinados.

A Renascença na França embora baseada na italiana, adquiriu com o tempo ares próprios. No séc. XV após a guerra dos cem anos a França começou sua consolidação política e econômica, o que coincidiu com o declínio da arte gótica, pois havia um cansaço pelo misticismo da idade média. Atribui-se ao reinado de Francisco I, o começo da Renascença na França, sendo este considerado por muitos, como o precursor do movimento intelectual e artístico que culminou com Luís XIV, data ainda desta época a fama e o espírito de cortesia francês.


Francisco I no final de seu faustoso reinado planejou a reconstrução do LOUVRE, demolindo para isto o castelo de Carlos V. O arquiteto francês responsável pela reconstrução do Louvre foi Pierre Lescot que fez um trabalho encantador pelas suas proporções, pelos belos frontões triangulares ou circulares e as pilastras coríntias, feitas com grande delicadeza e, o responsável pelas esculturas foi Jean Goujon, que conseguiu fundir a arquitetura com a ornamentação, tão importante para a harmonia do conjunto.

Enquanto a renascença italiana resplandece com beleza, luxo e ostentação, a renascença francesa brilha pelo requinte delicado e alegre do povo francês.

“Há em toda arte francesa, uma felicidade extraordinária de expressão, parecendo ela sempre sorrir, ao contrário da arte italiana ou flamenga, que se expressam com seriedade, ao passo que a arte espanhola mostra dramaticidade.”

Ver MASCARENHAS, Alayde Parisot. Arte e Decoração de Interiores, p.90.

Henrique II foi o sucessor de Francisco I e apesar de ainda notar-se durante seu reinado e de seus filhos, alguns traços da Renascença italiana, é nesta época que a Renascença francesa adquire um caráter essencialmente nacional.

No período dos filhos de Henrique II não há muito que se acrescentar em arte, pois foram períodos em que o país foi devastado por guerras civis e religiosas, predominando então o estilo de Henrique II. Seus filhos e sucessores foram Francisco II, Carlos IX e Henrique III, tendo este último morrido tragicamente o que findou com a dinastia dos Valois (Para aqueles leitores que gostam de filmes é possível ver essa história no filme de Patrick Chereau: RAINHA MARGOT, com a grande atriz francesa Isabelle Adjani que faz o papel da nobre Marguerite de Valois, eu particularmente amei tanto o filme que comprei um, fácil achá-lo com um bom preço nas grandes lojas, conta a história do casamento da Margot com Henrique de Navarra que acaba findando na famosa noite do “massacre de São Bartolomeu”, onde os protestantes foram violentamente massacrados pelos católicos.O filme, que é inspirado no romance de Alexandre Dumas, ganhou cinco Césars e se consagrou em Cannes com o Prêmio de melhor atriz e de melhor filme segundo a crítica especializada).


Com o casamento da Marguerite de Valois e Henrique IV, de Navarra, da família dos Bourbouns e a morte de Henrique III, este se torna Rei, abjurando ao protestantismo.
Henrique IV reinou trazendo a paz e o desenvolvimento econômico novamente para a França, procurando melhorar as condições de vida nas cidades e favoreceu ao comércio. As construções ocorridas em seu período não foram por amor à arte, mas sim pela necessidade de progresso e crescimento.


Sucedeu a Henrique IV, seu filho Luís XIII, apesar de serem épocas de história completamente diferente, o estilo de arte, no entanto é comum aos dois, falando-se geralmente em estilo Henrique IV e Luís XIII.
...Após escreverei sobre o estilo francês Luís XII , beijos Sylvana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Sylvana Marques. Vou citar seu post ESTILOS FRANCESES na minha monografia em Blumenau - SC na FAE Bussness School. Parabéns pelo seu trabalho, bastante informativo! meu email: raquel.comunica@bol.com.br. Abraços!

decoravip disse...

Muito bacana a busca pela Art e design adorei o sofa luis XV muito lindo,tambem fabrico peças sob encomenda e replica o Artificie Américo Neves atua a 42 anos no ramo,fabrica em SP 29 anos de tradição visite paginas na WEB
www.americonevescadeiras.com.br
www.decoravip.blogspot.com