quinta-feira, 17 de julho de 2008

Estilos da Antiguidade;

Esses estilos dividem-se em geral em dois períodos: Pré – clássico e Clássico. Abrange as artes do Egito, Assíria, Babilônia, Pérsia, Índia e Creta o período pré-clássico, Grécia e Roma o período clássico.
Dentro desses dois períodos encontramos trabalhos com noções perfeitas de proporção, equilíbrio, pureza de linha e até anatomia. Tendo a religião como grande inspiradora.

Egito, Grécia e Roma criaram artes que posteriormente influenciaram vários outros países, então destacarei aqui algumas de suas particularidades.

Antes de começar gostaria de dizer que a história da arte é um assunto amplo,com uma bibliografia vastíssima e com olhares diferentes...Admiro muito o equilíbrio,rigidez e proporção da arte egípcia,feita para a morte,para a eternidade,para a religião porém a Grécia é majestosa com seu estilo contrário aos egípcios pois não eram dominados pela religião,devotos da liberdade,povo do qual herdamos nosso espírito ocidental,onde somos crentes das nossas realizações.Acho magnífica a forma desse povo venerar o homem e a razão ao ponto de conseguirem superar a fé...Mas como o objetivo do blog é a ARTE DE DECORAR INTERIORES,serei breve em descrever estes estilos e aconselho que vocês busquem mais e mais informações pois o assunto é magnífico.Para escrever para vocês essa parte histórica usei como fonte bibliográfica:

MASCARENHAS, Alayde Parisot. Arte e Decoração de Interiores.
GOMBRICH, Ernest. A História da Arte.
Apostila do curso de Decoração de Interiores da Escola de Decoração Nida Chalegre. Estilo de Mobiliários.

Nenhum comentário: