quinta-feira, 17 de julho de 2008

O Estilo Egípcio


O Egito é considerado o berço das civilizações. Viviam para viver a eternidade. Acreditavam profundamente na imortalidade da alma. O Egito é uma espécie de oásis no centro de uma região desértica, tendo como sua alma o Rio Nilo, responsável pela fertilidade de suas terras graças às inundações periódicas.
A arte egípcia é uma arte toda voltada para o sentimento de morte e eternidade, dirigida para a religião, sendo simbólica, convencional, simétrica, equilibrada e geométrica. Tendo padrões super rigorosos que deveriam ser seguidos. Os artistas aprendiam bem cedo o estilo.

Eram características da arte egípcia: a lei do frontalidade, onde toda a figura humana é representada com o rosto de perfil, olho de frente, tronco de frente e braços e pés de perfil, com as mãos sempre sobre o joelho; os homens tinham que ser mais altos do que as mulheres e ter a pele representada com uma cor mais escura. Até 30 a.C. o Egito tem uma arte e civilização forte, sua arte estava tão ligada ao país que quando o país entra em período de declínio a arte sofre toda essa conseqüência. Sua arte permaneceu forte por 3.000 anos.
O símbolo egípcio mais conhecido é a “Pirâmide”, consideradas colossais e que até hoje causam controvérsias entre historiadores sobre como foram construídas. As pirâmides eram túmulos e foi uma construção que proliferou no Egito. Foram construídas com blocos sobrepostos sem nenhum elemento de ligação, para esses blocos ficarem perfeitamente encaixados tinham que ser polidos manualmente e os cálculos eram precisos.






Nenhum comentário: