quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Estilo Regência Francesa








Regência Francesa

A Regência francesa caracteriza-se pelo período de transição entre dois grandes estilos; o Barroco representado pelo rei Luís XIV e o Rococó que tem como representante o rei Luís XV, nesse período transitório entre esses dois monarcas a França teve como Regente o duque Felipe D´Orleans.
Na Regência francesa funde-se a solenidade do Barroco com sua suntuosidade e majestade e a leveza do Rococó já é demonstrada com a graciosidade e a liberdade das linhas.
Época em que a arte ganha maior expressão, pois estava livre do controle e da disciplina real e longe desse controle as linhas tornam-se mais delicadas, mais reduzidas em suas proporções adaptando-se aos espaços menores e aos pensamentos da época.
Já antes da morte do Rei Sol é notável uma mudança nos estilos onde a pompa já não era demasiada e havia uma maior alegria nas artes, época em que a situação francesa foi ficando mais difícil e os espaços diminuindo seus tamanhos, ficando menores e mais íntimos.

Existiu uma união tão grande entre esses dois estilos no período da Regência que é difícil fazer uma divisão exata.














Oi amigos estarei publicando o texto sobre o mobiliário do estilo Regência francesa no decorrer deste final de semana, não deixem de ler, pois cada estilo é super interessante e nos faz compreender o que virá pela frente, é usual eu escrever meu texto por completo, mas esta semana foi uma exceção, estou morrendo de dor de coluna. Nossa, dá vontade de chorar,nunca havia sentido algo assim!!!!Estou escrevendo praticamente deitada, num caderno e depois venho digitar aqui, sendo que a dor não esta deixando eu digitar tudo de uma vez!!!!!



As fotos utilizadas pertencem ao site do Antiquário Rubylane ; www.rubylane.com


Cont.
O mobiliário


Os móveis diferem-se do estilo anterior, a riqueza já não é tão pesada, os móveis perdem um pouco da austeridade, os motivos são mais leves, as entalhaçoes em baixo relevo.

É exemplo de uma maior leveza, as pernas das cadeiras que ficam ligeiramente curvas e as cadeiras nesse período ganharam um espaldar mais baixo, com formas mais leves que se adaptam melhor ao corpo, os braços com estofo, recuam em relação às pernas da frente, porém ainda há o domínio da simetria nas linhas, essa maior liberdade é um desejo que desponta em todo o século XVIII com uma mudança social e mental. Muitas vezes as mesas e as escrivaninhas terminam em “pé de cabra”, conhecidos também como cabriolet, que é uma das características deste período, detalhes como a Espagnolete (cabeça de mulher sorridente em bronze) juntamente com as curvas livres.
As paredes ganham painéis de madeiras e o estabelecimento da companhia marítima das índias influência bastante no estilo do mobiliário fazendo com que uma decoração oriental comece a surgir com graça e estilo. Aparecem assim os papéis de parede, os tecidos, os biombos, as porcelanas.

Charles Cressente foi um ebanista de destaque nesse período criando lindos trabalhos em bronze e marcheteria na madeira.












Tenham um domingo excelente!

5 comentários:

RENATA FERMAM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Medeiros disse...

Mulheeer, desde quando tu precisa pedir pra linkar meu blog e eu linkar o teu heim? Que blog chique é esse? AMEI, ta mais que linkado. Aqui tem muita informação e cultura, PARABÉNS!!!!

Irei visitar sempre agora!

Beijocas e uma ótima semana

disse...

Querida!
E eu fiquei emocionada com as suas palavras...quanta delicadeza!
Muito obrigada!
Seu blog, é fonte de inspiração pra mim!
A História, incluindo a do mobiliário, como disse lá no post, é um assunto que amo de paixão...
Portanto será um prazer ter meu cantinho linkado aqui!
O seu já está lá no blog do Studio!
Bjocas pra vc querida!
:O)

Anônimo disse...

Oi Sylvana! Tudo bem?
Gostaria de agradecer os elogios e dizer que desde acessei seu Blog fiquei impressionado com a quantidade de informação disponibilizada. Além disso, a organização e a disposição do material é impecável. Imagino o trabalho e dedicação que estão comprometidos. Sem dizer que seus artigos sobre história do mobiliário tem motivado vários leitores a acessá-lo, assunto pouco divulgado. Enfim ele também está lindo. Meus Parabéns! Sempre indicarei seu Blog, pois ele apresenta muitas referências aos leitores que desejam conhecer mais sobre design de interiores.
Quanto a escrever já percebi que realmente você gosta, e, aliás, escreve muito bem. Fico contente em saber que uma pessoa com seu conhecimento esteja mudando para a área de design e arquitetura de interiores (acho até que você já faz parte desta área), pois isto vai acrescentar mais a todos nós que desejamos conhecer mais sobre estes temas. Espero que caso for aos EUA, desenvolva muito mais seus conhecimentos por lá, mas não se esqueça de dar continuidade ao seu trabalho no Blog, pois é um prazer tê-la ao nosso lado oferecendo informação e participando de nossa comunidade.
Além disso, eu gostaria de convidá-la para escrever um artigo em meu Blog. Vejo que você tem muito conhecimento a oferecer e gostaria que você estivesse presente em meu Blog para compartilhá-lo com meus leitores. Duas pessoas que convidei já escreveram e gostaria que você olhasse (Bruno e a Cláudia). Baseada em um assunto que gosta nesta área e desenvolveria ou escolheria um texto que já tenha, para ser apresentado da mesma forma como os outros dois foram apresentados. Para mim será um prazer recebê-la em meu Blog, no entanto, não quero que se sinta obrigada a isso e qualquer que seja a resposta isso não afetará em nada nossa amizade.

De minha parte desejo a você muitas felicidades e sucesso em sua carreira.

Um grande abraço.

Marcos César.

http://interioresdesign.wordpress.com/

Anônimo disse...

BOA NOITE PESSOAL , NÃO PRECISA IR ATÉ A EURÓPA PARA VER TANTA COISA LINDA ASSIM, POIS TENHO UM ACERVO DE MÓVEIS ONDE VENDO PARA DECORADORES E ARQUITETOS, (CLÁSSICO FRANCÊS) POSSO MANDAR E MAIL DAS PEÇAS PARA APRECIAÇÃO, CASO INTERESSE AI VAI MEU E MAIL (J.ALCEU@UOL.COM.BR)
ATENCIOSAMENTE
ALCEU JUNIOR