quarta-feira, 16 de julho de 2008

“Nós moldamos nossas casas e mais tarde nossas casas nos moldam.”
Winston Churchill.


Pelos contextos históricos, sabemos que o homem povoa a terra a quatro milhões de anos antes do período paleolítico do qual temos as primeiras referências.
De arte só sabemos a partir de 400 séculos atrás, onde o homem associou a forma à função e criou o objeto, época da pedra lascada (paleolítico).
Esses homens chamados de primitivos habitavam em cavernas onde faziam pinturas rupestres (como são chamadas as pinturas das cavernas). Mesmo hoje são chamadas de “pintura rupestre” aquelas pinturas feitas em tons crus, marrons, ocres. A pintura neste período é uma “pintura realística e figurativa” porque o homem pintava tal qual ele via. É a primeira representação de um estilo na história da arte.
O domínio técnico dos homens das cavernas é surpreendente. Primeiro utilizou o dedo como pincel, depois o pincel bem rudimentar feito de pêlos e penas de animais. As cores empregadas eram ocre, vermelho, sépia que eram feitas de materiais orgânicos como: fibras, sangue, sementes, ossos carbonizados, carvão vegetal (que usamos até hoje).
A história da arte é uma história de artistas, de pessoas em mutações, com criações, e não de técnicas, você pode ter muita técnica, mas se não tiver uma concepção artística dificilmente fará alguma coisa.

Nas cavernas do período paleolítico foram descobertas algumas simbologias como o “quadrado”, inexplicável para os cientistas, já que os homens não conheciam as figuras geométricas e só retratavam o que viam na natureza.

Obs. O auge do abstracionismo é fazer quadrado, porque não existe na natureza.
A arte é realmente a expressão de uma época. O pré-histórico da era paleolítica fez esculturas de figuras femininas em pedra, mulheres de seios enormes, ventre saltado e nádegas enormes. Uma das conquistas do pré-histórico foi a capacidade de representar as três dimensões. Outras formas de arte são as gravuras. Eles faziam incisões nas cavernas aproveitando os relevos para dar volume nos desenhos. Oito mil anos depois (dos 40.000) começa o período neolítico, na pedra-polida. A temperatura era mais amena e os homens abandonaram a vida nômade. O homem neolítico consegue o controle sobre a sua alimentação. Começa a plantar, a cultivar e se organizar socialmente formando aldeias. A arte passa a ser feita do lado de fora na entrada das cavernas com o objetivo de serem vistas. Surgem as primeiras representações de figuras masculinas. Pintam do lado de fora mostrando os atos da vida coletiva, como uma forma de leitura de suas vidas, eram pinturas sobre a caça, como eles pintavam etc. Assim vão documentar para as vidas futuras o que a sua comunidade fazia. E é a primeira mudança de estilo na história da arte. O homem passa de figurativo realista para a pintura geométrica e passa a ser um ser social.
Interessante no homem pré-histórico é quando ele toma consciência da dependência que vivia do bem e do mal. Ele percebe que há algo que domina e toma conta dele, que é a natureza. Percebe que a colheita não depende dele, mas de alguma coisa além dele. A partir da consciência desse ser vai surgir à necessidade da crença e do culto, surgindo à religião com seus mitos, símbolos sagrados e cerimônias fúnebres para protegê-los e ajudá-los. Uma das atividades artísticas mais importantes do neolítico é a cerâmica. Depois da cerâmica é que vai surgir a madeira.
Faziam para dormir uma grande cama de cerâmica em formato de barco para segurar o calor. Restaram apenas pedaços dessas peças e muitos desenhos desse período neolítico documentando isso tudo.

A idade do Bronze também foi descoberta por acaso, acredita-se que estavam fazendo uma fogueira em um acampamento quando, derreteram uma pedra que tinha cobre e estanho. Esses minérios derretidos formaram o bronze que quando esfriava endurecia rapidamente. Essa liga possibilitou modelar uma infinidade de coisas. Os utensílios ficaram bem melhores. O final da idade do bronze já não é mais considerada pré-história. Período que construíram rodas, carros, etc.

Obs. Vários pintores do século XX vão trabalhar em cima da história da arte primitiva, é o caso de Picasso.

Um comentário:

PACARD DESIGNER disse...

Gostei do seu blog. Estou preparando um livro didatico de desenho de moveis e tomei a liberdade de clipar pequenos textos seus, e naturalmente, mencionarei no final, as fontes
bjão
Pacard