quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Estilos Italiano

Continuação do Renascimento Italiano...


...O controle econômico passando da Itália para a França e a Inglaterra, fez com o que muitos dos grandes artistas da renascença italiana, procurassem a França durante o reinado de Luis XIV. Aos poucos, a inspiração artística passou a vir da França e da Inglaterra, ao em vez de espalhar-se da Itália para outros países. Muitas vezes, os italianos misturavam o inglês e o francês em seus interiores.

Barroco

O Barroco surgido do estilo monumental foi no dizer dos italianos uma revolta contra a longa influencia do classicismo.
O traço principal do barroco é a preferência pela linha curva e excesso de ornamento, que submergia a estrutura; audácia, contornos vigorosos e robustos, curvas exageradamente tortuosas. Liberdade de concepção e força dramática.
O espírito do barroco começou a fazer sentir-se na Itália em princípios do século XVI, atingindo pleno desenvolvimento no século XVII, quando dominou toda a produção artística.
O esplendor e a pompa tornaram-se mais importantes nos desenhos de interiores, do que conforto e conveniência. As paredes em argamassa tinham pinturas com figuras maiores, toda a composição mais livre e maior do que a renascença. Grandes espelhos e quadros em molduras douradas eram usados. As portas tinham painéis de madeiras maiores do que no período anterior, ornamentados com incrustações de madrepérola, prata e tartaruga, e as janelas abriam para dentro tendo venezianas de madeira. O teto era carregado de anjinhos em argamassa. O piso ainda em tijolo, ladrilho ou mármore, mostrava desenhos mais em acordo com o novo estilo; o parquê foi também bastante usado. No mobiliário do Barroco, vê-se o mesmo exagero de proporções, excesso de ornamento e curvas. Desaparece a estrutura arquitetônica da Renascença. O Barroco italiano foi influenciado pelos estilos Luís XIV,Flamengo e Espanhol.
O estilo Barroco, no entanto mostra um sentimento muito humano. O impulso místico se manifestou na concepção dos espaços, mas não nos elementos construtivos e decorativos, animados com o sensualismo pagão.
Nas enormes salas italianas do século XVII, as peças mais importantes ficavam de encontro a parede e eram arranjadas com perfeita simetria e equilíbrio.

Rococó

Gradualmente as linhas pesadas do barroco deram lugar às linhas leves e delicadas do estilo rococó. Originou-se na Itália mais rapidamente transportou-se para a França onde atingiu seu auge durante o reinado de Luís XV. A interpretação francesa voltou à Itália, porém a arte italiana comparada à francesa era em geral de más proporções, mostrando muitas vezes os italianos no Rococó efeitos teatrais. Além da influencia francesa de Luís XV o mobiliário do Rococó sofreu influencia inglesa do mobiliário Guilherme e Maria e Rainha Ana, formas chinesas também foram encontradas.
O móvel era de proporções menores, mais gracioso e decorado com motivos chineses. Na estrutura dominava a linha curva. Em comparação com o inglês e francês era mal proporcionado. No fim do século XVIII vê se a influência do estilo Luís XVI, Adam e Hepplewhite, sendo o móvel italiano menos formal, mais brilhante e rico do que o francês e inglês.


Mobiliários
Na Itália foi desenvolvido um rico trabalho de entalhação que dominou todos os mobiliários em meados do cinquecento,as diversas etapas por que passou o mobiliário italiano não podem ser exatamente demarcadas,até porque conforme a cidade as diferenças no mobiliário variavam. Foi esta época uma das mais ricas do mobiliário,madeiras raras eram usadas para a marcheteria,marfim e osso eram usados como incrustações.Era um mobiliário de caráter vigoroso,com estrutura robusta e substancial sem ser grosseiro ou exagerado em suas proporções.A entalhação usada como ornamento era profunda e era um dos processos de decoração mais utilizado.










Nenhum comentário: