quarta-feira, 23 de julho de 2008

Estilo Românico ( 800 -1150)


Estilo Românico

Floresceu no ocidente. Carlos Magno, pois fim ao barbarismo e estabeleceu a união política, fez-se coroar em Roma, rodeou-se de homens sábios, deu novo impulso à fé cristã e as artes, sendo considerado em geral como o primeiro patrono das artes na Europa.

Após o ano 1000 vêem-se por toda a parte novas construções, principalmente as religiosas por causa do grande impulso do cristianismo. Nesse estilo vê-se influencias variadíssimas; irlandesa, celta, escandinava, russa, normanda, oriental e romana.





Foi chamado de Românico por ter como base o arco romano semicircular, arco pleno ou meia circunferência.

A construção românica é pesada, maciça, majestosa, terrena e consciente da sua força.
A tendência de toda a arquitetura era para muita largura e pouca altura. Os interiores eram simples, e o baixo relevo era a forma mais comum de escultura.

Para benefício de um povo iletrado o ornamento no interior das igrejas era de caráter instrutivo.
A escultura que ornava portas, paredes e colunas eram abstratas e convencionais, a margem da realidade, nunca havia cópia direta da natureza. Os castelos nesta época tinham um aspecto vazio, escuro e eram cercados de muralhas, vendo-se no castelo feudal o desenvolvimento da arquitetura românica. A pintura era com muito ouro e púrpura. Pelas poucas aberturas existente neste estilo e interiores vastos eram propícios neste ambiente o uso de mosaicos, tapetes , panos decorativos e afrescos.


7 comentários:

mille barros disse...

oi priminha
tah fikndo cada vez melhor esse seu bolg viu
tah mto show conteudo eh o que nao falta bjok continue assim!

Unknown disse...

oi syl seu blog está ótimo! provando que vc ta estudando muito! parabéns vai ser, para mim, um lugar de vários acessos! beijos! vc é incrível e isso vc sabem! beijos no coração! adriana - Natal

NewFace disse...

Oi Sil! Adorei seu blog!!!Com certeza vai ser o maio sucesso...Bjos p/ vc. SANDRA MANAUS AM

Unknown disse...

Oi Syl vc consegui fotos de mobiliarios atuais com estilo Egipcio, Grego, Romano, Gótico, Romanico e periodo do Renascimento?
Um abraço Liza

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aguardo teu retorno ta!!!

Unknown disse...

Aguardo teu retorno ta!!!