quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CASA COR - Pernambuco





Casa Cor - Pernambuco

Esta acontecendo no prédio do Liceu de Artes e Ofícios a versão 2008 da Casa Cor Pernambuco, que tem 41 ambientes criados exclusivamente para a exposição. O Liceu fica localizado na Praça da República, no bairro de Santo Antônio que é repleto de construções neoclássicas, é um lugar maravilhoso. O prédio foi inaugurado em 1880 e era mantido pela Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco, que ministrava aulas de desenho, arquitetura, aritmética e primeiras letras.

Eu adoro Pernambuco e sempre que posso estou por lá, pra mim é o local mais lindo do nordeste, principalmente porque Pernambuco é completo, gosto da arquitetura misturada, da confusão urbana, do sotaque das pessoas, das praias que conheço, do trânsito amarrado da Avenida Caxangá, dos engenhos, das artes... Só não gosto da violência que lá existe!

Porém tudo deu certo, cheguei cedinho e estacionei no centro, na Rua do Imperador com um “flanelinha”, que fiz logo amizade e mandei ele ficar de olho no carro,andei muito,meu pé ficou todo cortadinho da sandália, atravessei a ponte da Boa Vista duas vezes;vi móveis em antiquários que vocês nem acreditariam, pena que não pude fotografar, pois ficavam no meio da rua e tive medo de expor a câmara: - Engraçado, as pessoas acham o RJ perigoso,ando tão tranqüila na minha cidade,sem medo de ser feliz,e nunca fui assaltada,em outros locais que dizem ser violento fico sempre muito atenta e tensa,coisas da vida!

Andei bastante e sempre me encanto com as construções em Pernambuco; paro e olho, choro, não me canso de olhar, tenho vontade de abraçar... Pra ir até o Liceu de carro é um pouco complicadinho pra quem não conhece, infelizmente faltam placas sinalizando, isso é um terror aqui pelo nordeste, Natal, onde estou agora, é pior, muito pior... Acho uma falta de respeito com os visitantes, mas mesmo sem placas consegui chegar ao Liceu e aconselho a quem não é de Pernambuco ir de táxi e fazer tudo a pé, porque é tudo muito pertinho, e rápido de chegar, porém qdo vamos de carro ficamos com vontade de guardá-lo na cabeça, mas enfim, cheguei e o evento esta começando às 16 horas e terminando às 23 horas,lá tudo foi muito agradável, os manobristas já ficam na porta do prédio nos esperando, o estacionamento é seguro e muito barato, 5 reais todo o período.
Ao entrar da vontade de chorar porque não podemos FOTOGRAFAR NADA e tudo estava muito lindo. Eu sou a pior criatura pra burlar as leis, se não pode eu não faço, embora eu insista pra abrirem uma exceção, adoro pedir exceções e ser beneficiada por elas, mas lá não pode mesmoooooo, quase chorei e consegui a permissão da organizadora do evento pra fotografar as áreas externas, porque a princípio o prédio só poderia ser fotografado do lado de fora dos portões; - Mas e o medo de ser assaltada lá fora? Então pude fotografar a fachada do Liceu estando “do lado de dentro”.
Fizeram um trabalho lindo, cada espaço sabiamente aproveitado, as soluções para o pé direito altíssimo do Liceu (5,60 m de altura) trouxeram resultados encantadores. A cultura local representada pelos artesanatos presente nos ambientes sofisticados do evento também estava maravilhoso, original e me deixou toda orgulhosa.
Pra quem não puder ir vale a pena acompanhar a revista que irá publicar o evento.



























14 comentários:

Ana Medeiros disse...

Ai Sil, meu coração deu tres pulinhos de alegria e fez uma carinha de choro de saudades!
Sou dessa terra linda, que com todos os seus defeitos (claro que tem) é o melhor lugar do mundo pra mim.

cada vez que vc falava de uma rua uma lágrima descia aqui. Amei seu post, amei as fotos e obrigada por fazer uma pernambucana longe de casa, feliz!

Ana Medeiros disse...

Querendo escutar um sotaquezinho pernambucano, me liga!...rsrsrsrrs

Edna Fadinha disse...

Que delicia Sylvana,imagino que vc deve ter visto muita coisa linda por lá.
BJs

Janice disse...

Sylvana,
em primeiro lugar obrigada pelas fotos.Achei as toalhas liiindas.
Adorei!!!
Como eu gostaria de estar na casa cor de Pernambuco. Você deve ter se encantado com tanta coisa linda, né?
Beijo.

Claudia disse...

Todo mundo fala muito bem das belezas de Pernambuco. Imagino o quanto de lindezas você deve ter visto, ainda mais com uma Casa Cor todinha pra vc. Beijos

Edna Fadinha disse...

Oi Querida Sylvana,
Passei aqui pra avisar que tem um presentinho pra vc no meu blog!!!
Esta me devendo o site daquela artista sobre bonecas rsrsrs.
BJs

Anônimo disse...

Olá Sylvana, nossa seu blog é d+, me quebrou um galhão, faço faculdade de design e estamos executando uma trabalho escrito sobre mobiliário, mas meu maior problema são as imagens, não encontrei mtus livros sobre os movimentos q estamos estudando, vc teria alguma coisa ou algum site q possa me ajudar, preciso de ´mobiliario do barroco, art nouveau, pop art, renascimento, ufa, bom no que você puder me ajudar ficarei mtu agradecida, assim como estou desde já.
Mtu Obrigada
Bjinhus, ahhh sobre a Casa Cor, devia estar show de bola né...
Ahhh pra contato por favor - graciane2@hotmail.com
bjus
GRA

sylvanamarques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sylvanamarques disse...

Para Graciene;

Tudo bem querida? Obrigada pelos elogios e o objetivo realmente é esse,ajudar já que o tema é pouco divulgado.
Olha eu tenho alguns livros sim,porém também são escassos de figuras.
Os movimemtos que você me solicitou,dois deles já estão publicados no blog,existe na lateral direita um arquivo onde vc poderá encontra-los.
Trabalhei aqui com moveis lindissimos tanto o Renascimento quanto o Barroco dos dois países que tiveram maior representatividade que foram Itália e França,entao vc achará exemplos de móveis desses dois estilos nos dois países.
Quanto ao Art Nouveau e Pop Art irei publicar sim,mas mais para a frente,pois estou seguindo os períodos...Tenho algum material aqui,mas como disse com pouquíssimas ilustrações,consigo as ilustrações pesquisando,por isso so faço publicações semanais pq gasto um tempo grande tentando achar esses mobiliários e qdo os encontro geralmente é em antiquários Franceses ou Norte americanos,acho o móvel e faço a tradução p nao publicar errado e faço isso na semana antecedente de publicar...
Lhe adicionei por esse email no meu msn,qualquer dúvida que eu puder esclarecer,farei.
Todas as matérias e pesquisas que faço coloco as fontes e a bibliografia utilizada,geralmente nas fotos ou no final da matéria coloco o livro ou o site ,afinal se não fizermos isso seria plágio e plágio é crime rsssss,sou cuidadosa com isso,entao acho que te facilita também,aqui mesmo no blog tem esses endereços,e os textos são todos meus mesmo,coloco os livros que me inspiraram na escrita.
UM grande beijo,espero que tenha lhe ajudado,no mais o que precisar vc já esta adicionada no meu msn.
Com carinho Syl.

inspirações da Jô disse...

Sylvana,
Que saudades!!!!Então era por isso que estava sumidinha, hein?
Mas foi por um ótimo motivo pois como disseram as amigas vc deve ter visto coisas lindas e aprendido também, além de passear por esse Nordeste encantador!!!
Beijos.

sylvanamarques disse...

Pois é meninas o casa cor foi formidável,eu adorei,foi a primeira vez que fui ao evento...
Rs beijos a todas os amigos que me acompanham.
Com carinho Syl!

Viviany disse...

Syl , que delícia !!! Essa terra deve ser demais ,né ?!?
Bjão *

Anônimo disse...

Oi Sylvana! tudo bem?
Foi muito bacana saber que você foi a esta Casa Cor. Pelo que contou foi um evento muito bacana e com coisas interessantes ligadas à própria região.
Quando puder comente sobre as novidades que acompanhou no evento.

Tudo de bom e um grande abraço

Marcos

Josiel Alves disse...

Muito bom o que li aqui. Roubei uma foto sua, mas deixei o link. Bjus