segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Enquete, feita pelos Blogs: Decor e Arte e Bella Vita


O QUE VOCÊ QUER VER PUBLICADO NESTE BLOG?

Decoração consciente:

Reduzir, Reutilizar e Reciclar (3R) em decoração.





PARABÉNS E OBRIGADA A TODOS QUE VOTARAM!





A boa relação com o meio ambiente ganhou na nossa enquête e é um sinal dos novos tempos e da preocupação que tem estado presente nos novos projetos de interiores que pensam em agredir bem menos a natureza, minimizando os impactos ambientais.

A decoração contemporânea está diretamente ligada ao bem-estar, à valorização e ao respeito à natureza.

Confesso que fiquei surpresa com o resultado, mas uma surpresa que me trouxe grande alegria... Escreverei com muito carinho e com muito orgulho do nosso resultado.





No final da década de 1960, o mundo despertou para uma realidade assustadora que se transformaria numa questão central nos debates internacionais dos decênios seguintes: a degradação do meio ambiente.

Aqui no Brasil, nos anos 80, conteúdos ecológicos foram inseridos ao longo do processo de formação do ensino, possibilitando, dessa forma, a formação da consciência ecológica do futuro cidadão.

E pra você que esta agora lendo esse Blog vou fazer uma pergunta:

- Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Sabe o que fazer para diminuir o seu impacto no meio ambiente?

Em São Paulo cada pessoa produz por dia uma média de 1,05kg de lixo, um pouco acima da média nacional, que é de cerca de 800 gramas por dia. Calcula-se então que um paulistano produzira até o fim de sua vida cerca de 25,68 toneladas de lixo.
Uma produção altíssima de lixo, não acha? Imagina isso no mundo...

Reduzir: Consumo Consciente.

Reduzir significa pensar em valorizar a diversidade e preservar os recursos naturais, assunto que está cada vez mais em pauta em todos os setores.

A natureza mostra a sua insatisfação por meio de tempestades, super aquecimento, derretimento das geleiras entre outras tragédias. E as conseqüências não param. E a construção Civil esta entre as principais vilãs do meio ambiente, é o setor que mais consome matérias-primas e recursos naturais do nosso planeta: consome até 50% dos recursos naturais e 40% da energia produzida no mundo; 4% a 5% do gás carbônico despejado por atividades humanas na atmosfera vêm da construção civil.

Esses são motivos mais do que suficientes para buscar maneiras de reduzir esses impactos na natureza. Para isso é necessário uma construção sustentável que deve seguir certos princípios como a redução dos resíduos, o aproveitamento de maneira inteligente da luz solar, das águas das chuvas, o vento, a vegetação e poupar os componentes não renováveis, como água e petróleo. Devem ser dadas preferências a materiais de longa vida útil e que possam ser reciclados ou reutilizados.

O material reciclado é muito lindo, e não esta longe o tempo em que às pessoas serão obrigadas a fazer tudo com material reciclado, porque não haverá planeta suficiente para o nosso nível de consumo se continuar como está.





Reutilizar e Reciclar

Como aproveitar o que a natureza não quer mais?

Com aproveitar materiais que são vistos como entulhos, como lixo?

Isso é a eterna transformação dos objetos... Um futuro menos descartável e totalmente reciclável.

Na decoração de interiores como no mobiliário deve haver uma preocupação maior em aproveitar o que sobra e tornar algo sem serventia em algo útil em uma outra proposta.

Como o objetivo do blog é ser instrutivo, mas não cansativo, resolvi mostrar esse conceito através de ilustrações com algumas idéias práticas de designers que já estão trabalhando em favor da natureza, reutilizando e reciclando.


No site da Globo, um video do Jornal Hoje mostra casa ecológicamente correta, onde arquitetos, paisagistas e decoradores foram convidados a criar ambientes com propostas alternativas reaproveitando lixos e a água da chuva:
obs: Para verem esse vídeo é só escrever na pesquisa google aqui do blog "casa ecologicamente correta", que entre as opções aparecerá o video, vale a pena pois verão o piso feito de restos de chinelo de borracha, fio dental e tubos de pasta de dentes, hortas, capas de sofás com sacos de café, tudo muito bonito

CASA ECOLOGICAMENTE CORRETA













Uma idéia maravilhosa de reaproveitamento das parates dos veículos inutilizados:





















Bike in home é comercializado pela Bike Furniture e foi criada pelo Designer norte-americano Andy Gregg que cria móveis exclusivos feitos completamente apartir de bicicletas velhas e usadas,seus móveis já foram muito premiados e estão presentes nos quatro continentes:








Aqui um mimo para você fazer em casa !!!!!!!!






(Passo-a-passo ensinado pela artesã Selma Regina de Souza)


Material

32 garrafas pet
2 rolos de fita durex larga
1 folha de papelão grosso
1 lata de cola de sapateiro
1/2 metro de espuma com 5 cm de espessura
1 metro de curvim

Passo-a-passo
1º Passo: Procure a marca superior da garrafa pet, ao longo de seu contorno, e corte neste local. Encaixe a tampa da garrafa no fundo, de cabeça para baixo. Faça isso em todos os recipientes.



2º Passo: Logo após, reúna pares de garrafas e passe a fita durex nas extremidades até ficar bem firme.



3º Passo: Depois de reunir os pares, faça o mesmo com quatro garrafas. Passe a fita durex até firmar todo o grupo.



4º Passo: Agora, você fará o mesmo, mas reunindo os blocos de quatro garrafas em um único bloco, fazendo o formato quadrado do puf.



5º Passo: Corte a espuma e o papelão do tamanho do puf. Forre a parte de cima do com a espuma e cole o papelão. Costure o curvim nas mesmas medidas do puf e encape. Pronto!

Se você é do tipo que adora dar aquela ajudinha para natureza, inventando objetos criativos e úteis, essa é uma boa dica! Além de lindo, o puff de garrafas pet é ecológico. Só em um modelo pequeno, de aproximadamente 50 centímetros, você utiliza 32 garrafas pet. Esses números podem aumentar de acordo com a sua criatividade.

Na sala, no quarto e, até no escritório, o puff serve como objeto decorativo e utilitário. Para quem pensa que o material plástico não é resistente, está enganado.


Revestimento

O revestimento do puff pode ser em couro, curvin de vinil, curvin croco, plástico PVC, plush, ou se preferir, é possível encapar com um tecido de sua preferência!


Essa enquete foi feita em parceria com o Blog Bella Vitta e lá você encontrará mais sobre o assunto é só clicar aqui no banner dos blogs parceiros.






Espero que todos tenham apreciado a leitura, vou aproveitar e deixar uma pergunta:


- E você, o que tem feito para preservar o nosso planeta, para tira-lo desse estado de emergência??????





Deixe seu recadinho aqui, dizendo como você tem atuado nessa causa.
Um grande beijo,
com carinho,
Syl
*
*
*
*
Para o pessoal que quiser saber da onde veio minha inspiração, aqui estão os sites e revistas que li,
Fontes:
Revista:
Casa e Decoração, março de 2008;p.66 a 74; Construção verde,Casa ecológica.
Sites:
.... VIDAVERDE ...., www.vidaverde.org.br
RECICLOTECA - Reaproveitamento.
Casa Ecológica www.globo.com
*
*
*
*

21 comentários:

Edna Fadinha disse...

Oi Sil,
Adorei o post sobre os 3 Rs.É bom saber que isso não é apenas uma MODA.As pessoas estão realmente se preocupando com o mundo.
O guardanapo é aquele de papel mesmo,mas pretendo fazer uma outra com tecido.O verniz é para proteger,na verdade prefiro o verniz fosco mesmo.Qualquer dúvida me pergunte,sou amadora mas sempre invento.
Tenha uma boa semana!
Bjs

Janice disse...

Sylvana,
como você está? E o seu noivo, vai bem?Espero que vocês estejam muito bem.
Adorei as idéias de reciclagem.Que lindas as peças feitas com partes de carros.
Tento diminuir o lixo assim:as garrafas pet e latinhas que juntamos em casa, repasso para uma senhora perto da minha casa e as caixinhas de leite e de suco longa vida vão para o interior, sobrinhas da minha vizinha fazem embalagens de presente e vendem.
Quanto as garrafas que postei, vou pesquisar e se conseguir algo próximo ao trabalho da Eugenia, publico no meu blog.
Boa semana.
Beijo.

Margaretss disse...

Oi querida, vim agradecer a visita e conhecer teu blog...Amei tudo mas destaco toda a parte que fala de reciclagem. Tambem sou adepta de aproveitar tudo...
Aquele blog do passo a passo é só um complemento do meu blog principal, o http://margaretss.blogspot.com.
um beijinho

bade disse...

Olá, Sylvana.
É prazeiroso ler sobre reciclagem em um blog de decoração, principalmente quando apresenta propostas práticas.
Mais do que um assunto do momento, é um assunto essencial para o planeta.
E os blogs podem colaborar, postando conceitos e soluções.
É um ótimo caminho.
Um abraço,
Carlos - DecorandoTudo!

Ana Rosa disse...

Adorei a sua visita e seu post, de muita qualidade e inteligência, acho muito importante tratar desses assuntos, devemos realmente cuidar do planeta fazendo a nossa parte, parabéns. Ganhou uma fã, bjs

Marcele Silveira disse...

Olá Sylvana. Muito importante sua iniciativa em falar sobre sustentabilidade. Vou aproveitar sua ideia (se não se importar) e postar no meu blog algumas soluções para tornar a moradia mais sustentável. Parabéns!

Claudia disse...

Meu pai, tem muita coisa sendo feita com materiais recicláveis, né? Coisas que a gente nem imagina, acho isso fantástico,pena que muita gente ainda não entendeu a importância da reciclagem, que além de ganhos para o meio-ambiente, ainda gera empregos, mas a gente chega lá. Muito bacana esse post.
Beijão

inspirações da Jô disse...

Fantástico o post!!!!!Mais uma vez me surpreendi!!!!!!
Bem, hoje é notória a preocupação de todos nós no quesito de preservar ao máximo,e degradar o menos possível a natureza, pois ela já está dando sinais do seu descontentamento sofrido pela ação humana, e consequentemente todo esse desentendimento homem versus natureza, está se voltando contra nós mesmos e causando-nos sérios e irremediáveis perdas!!!!!Mas enfim, o nosso dever é de conscientizar as pessoas, e também de fazer nossa parte, mesmo que seja uma pequena ação, mas com certeza na consciência de que o que nós pudemos fazer, nós fizemos!!!!O que eu faço para poder pelo menos minimizar os impactos sofridos pela natureza, são coisas simples, como não desperdiçar água, luz e também sempre que posso participo da coleta seletiva de lixo que tem em lugares específicos da cidade como em supermercados!!!!É isso!!!!Um grande beijo e até mais!!!!

RENATA FERMAM disse...

Oi Syl!!!
Até que enfim estou de volta a net! Já consegui resolver meu problema de conexão, assim espero!
Conecto com vivo flash e meu sinal estava muito baixo, depois de muitooo reclamar eles providenciaram o reparo.
Adorei a matéria publicada! Já estou finalizando a minha e vou publicar IMPRETERIVELMENTE neste sábado!!!

Amanhã vou fazer uma chamada com o banner que você fez que eu adorei, ficou muito lindo!
Um grande Bj!!!!

Edna Fadinha disse...

Tem um MEME pra vc no meu blog!
Depois passa lá!
Beijo grande

Liziane Milgarejo disse...

Oi Sylvana! Adorei o post, quero tentar fazer os puffs, mas nao entendi o primeiro passo "Procure a marca superior da garrafa pet, ao longo de seu contorno, e corte neste local. Encaixe a tampa da garrafa no fundo, de cabeça para baixo." Terias como mandar uma foto dessa parte para meu email?! lizianevieira@hotmail.com
Obrigada!

Marcele Silveira disse...

Sylvana, adorei os comentários lá no meu blog. Fique a vontade em falar sempre que achar necessário. Eu falo muito e, no fim, acabo escrevendo muito... fazer o que, né? Posts enormes, que dão até vergonha! Mas vou melhorar! E fique a vontade em linkar meu blog. Eu nem pedi sua permissão! Já fui lá e coloquei o "decoração de interiores". Sorry!! Beijos e bom final de semana!

Alice disse...

O que me preocupa mesmo fazendo reciclagem é que a gente continua gerando lixo. Não seria mais fácil não consumir refri(altamente poluente para o organismo)e assim dar fim de verdade no lixo pet? E todas as outras coisas que "reciclamos" mas que continuam no planeta e sendo reusadas pelas indústrias para repoluir desta vez tendo menos custo?

Edna Fadinha disse...

LÓgico que quero ver.Acho que fica legal em quarto tbm.
Tenha uma boa semana!
BJs

cris mitsue disse...

Tô amando tudo no teu blog! De tanto fuxicar, cheguei aqui... sempre que der, estou visitando ele! Beijocas,

Cris.

RENATA FERMAM disse...

Oi Syl!!! Que saudades de vc!!! Já comecei a postar sobre reciclagem, depois vê lá no blog!!!
Tb deixei um selinho novo lá para vc!!!
Estou com uma idéia bem bacana para dinamizar nossos blogs, vou deixar por depoimento no seu orkut!!!
Bjkasss

Marcele Silveira disse...

Sylvana, tudo bem? Agradeço pelo endereço enviado sobre os puffs, mas quem solicitou foi a Liziane, arquiteta lá de Pelotas (rs). Eu já fiz o favor de repassar o endereço para ela, tá?
Sobre o trabalho das mulheres na política, infelizmente minha mãe já entregou. Ela veio na última hora para eu ajudar... coisas de estudante atarefada. Você sabe como é, não? Mas agradeço de qualquer forma!
Ahh, e não poderia deixar de esquecer: boa sorte na nova profissão que escolheu. Eu acho que você vai ser muito feliz nela. E nunca é tarde para se começar uma coisa nova, não?
Beijão!

Ana Rosa disse...

Adorei o post, muito informativo temos que fazer sempre o possível para ajudar o planeta.Eu reciclo lixo, e faço trabalhos com papel maché, usando jornais antigos. bjs

Anônimo disse...

Oi Sylvana! Tudo bem?
Simplesmente maravilhoso este seu post. O material apresentado é muito bom, além, claro, da maneira e o entusiasmo com o qual escreve.
Toda a referência e apresentação da "Casa ecologicamente correta" é muito bacana e didatica.
Meus parabéns. Continue sempre assim.
Agradeço os comentários e os elogios em meu blog.

Um grande abraço.

Marcos

lobodaestepe disse...

Syl, o blog ta lindo. grande bjo em vc.

gandratruck disse...

mamã não deixa :)) tem facebook? gostava de lhe colocar ums questões :)